domingo, 15 de novembro de 2009

O Rio de Janeiro é mesmo lindo!


música da viagem: Paralelas e Do leme ao Pontal


Mais um feriado prolongado e a oportunidade de viajar e conhecer um novo lugar. Logo o Rio de Janeiro me veio à cabeça, por ser relativamente próximo, por ter ônibus direto de Santos e por ser um lugar que ainda não conhecia. Já havia tido a idéia de ir nos feriados anteriores, mas por me prender em algumas esperanças e expectativas em relação a alguns acontecimentos e também um pouco de preguiça, acabei ficando por Santos mesmo. Mas, para algumas coisas na vida, vale aquele ditado batido "antes tarde do que nunca".

Finalmente determinada, chequei o hostel e fiz logo o pagamento para segurar a reserva. As passagens de ônibus comprei para ida dia 30/10 às 23:59 e volta para dia 02/11 às 22. Acabei descobrindo através de um amigo que haveria jogo no Maracanã, Santos x Flamengo e que ele também estaria indo passar o feriado no Rio. Então combinamos de ir e vir no mesmo ônibus para podermos dividir as despesas com táxi. Além disso, pra mim foi muito mais confortável saber que teria alguém que já conhece o Rio junto comigo na chegada na rodoviária, pois elimina aquela insegurança de chegar sozinha num lugar totalmente novo e sem conhecer nada. Principalmente em se tratando de Rio de Janeiro, pois a TV nos bombardeia diariamente com as notícias sobre o crime nessa cidade.
Fiquei em Ipanema, na rua Vinícius de Moraes, num hostel chamado Adventure Hostel. O hostel era bem simples, não posso dizer que adorei, mas foi suficiente para quem somente iria passar dois dias por lá. A localização valeu o restante, pois fica muito próximo da praia de Ipanema, próximo ao posto 9, com muito comércio e barzinhos próximos e em área relativamente segura (se é que isso ainda existe neste país), inclusive para caminhar à noite.

Assim que cheguei no hostel e fiz meu check-in, sentei à mesa para tomar um café da manhã, pois eram aproximadamente umas 7 horas da manhã. Haviam várias mulheres tomando café da manhã e já começamos a conversar e fazer amizade. Eu estava meio cansada da viagem e só pretendia caminhar pela praia para conhecer o local e sentar para observar a paisagem. Elas gostaram da idéia e, após me trocar, fomos todas juntas, seis mocinhas elegantes fazer nossa caminhada. Duas delas também estavam dividindo o quarto comigo, a Daniela, que é de São Paulo e a Susana, que é uruguaia. As meninas acabaram ficaram nas pedras do arpoador e eu, sem pique para ficar escalando pedra, segui com a uruguaia, a Susana, até Copacabana, onde sentamos em um quiosque para curtir a paisagem e beber uma caipirinha. Foi uma tremenda coincidência, pois essa uruguaia já viveu dois anos em Santos, onde trabalhou numa indústria de pescados e dava para perceber a felicidade dela relembrando os locais por onde passava quando morava em Santos.

Andamos muito, muito mesmo nesse primeiro dia. Fomos até o Copacabana Palace onde fizemos cara de paisagem e entramos como se fôssemos hóspedes para conhecer a piscina. Lindo! Simplesmente tudo lindo! E uma diária em quarto simples para três pessoas por aproximadamente 1200 reais. Uma bagatela...rs... Na próxima talvez troque o hostel com sua diária de 50 reais pelo Copacabana Palace. Calma!! Quando digo próxima, posso estar me referindo à proxima encarnação.

Voltamos já por volta de umas 14 horas e mal tive tempo de comer, tomar banho e descansar, pois tinha combinado de ir no Maraca assistir o jogo e a Susana se empolgou e foi junto. Foi ótimo, a vibração da torcida flamenguista é incrível e, apesar de santista, é claro que o espetáculo pra mim foi ver o Maracanã e aquela torcida flamenguista enorme torcendo pelo time, fazendo ôla, xingando, gritando e tudo o mais a que tinham direito.




Saímos um pouco antes do término do jogo para poder pegar o táxi com tranquilidade, pois a linha do metrô que faz acesso ao Maracanã estava interditada em obras. Voltamos ao hostel, tentei descansar, mas foi em vão, pois o vai e vem no quarto me impediu de conseguir tirar um cochilo.

À noite, fomos conhecer a Lapa. Cheia, muito, muito cheia. É meio o estilo do centro de Santos (guardando as respectivas proporções, pois é claro que Santos é bem menor e tem menos gente). Construções antigas, algumas ruas medonhas, outras bem cheias e filas nos lugares mais badalados. Acabamos indo parar num lugar chamado Lapa 40º, um lugar com quatro andares e três ambientes diferentes e espaço para umas 2000 pessoas. Mas, apesar de bem bacana, infelizmente eu sucumbi ao cansaço e quando eram ainda umas 2 da manhã já tinha entregado os pontos para o sono. Ainda bem que não fui a única. Todos os quatro estávamos acabados e pegamos um táxi de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário